Pular para o conteúdo principal

Cooperativismo MG: Constituída a 1ª Federação de Cooperativas Agropecuárias de Leite em Minas Gerais

Um grande passo foi dado para a organização e defesa dos interesses das cooperativas de leite e agropecuárias de Minas Gerais. No dia 2 de dezembro, em reunião na sede do Sistema Ocemg, 34 presidentes e representantes de 30 cooperativas aprovaram o estatuto e escolherem os conselhos de Administração e Fiscal da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas).

A organização de defesa do setor passa a contar com uma equipe diretiva para colocar em prática as propostas discutidas nas reuniões realizadas desde de maio de 2016 pela Comissão das Cooperativas Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (CCALMG). Entre as principais demandas está a questão das importações do produto via Uruguai, que vem enfraquecendo a produção interna. 

"Nós temos hoje 200 cooperativas do ramo agropecuário em Minas, que devem congregar aproximadamente 200 mil produtores. Já está acontecendo de esses produtores venderem seus animais, algumas propriedades estão modificando suas atividades. Então, a Fecoagro Leite Minas nasce em  um momento de dificuldade desse setor, principalmente, porque o cooperado está com um custo em torno de 37% superior ao ano de 2015 e, só nos últimos 70 dias, ocorreu uma queda de receita de quase 50%", ressaltou o recém-eleito presidente da Fecoagro Leite Minas, Vasco Praça Filho, que preside também a Coopervap, de Paracatu.

Para o diretor executivo do Consórcio Cooperativo do Grupo Cemil (CCGC), Nidelson Teixeira, o trabalho que precedeu a criação da Federação, com reuniões ao longo de sete meses, serviu de base para as tomadas de decisão do grupo. "Nasce uma nova organização, com o intuito de fortalecer o ramo e fazer valer os anseios dos produtores rurais de Minas Gerais. Nós temos uma participação significativa no que se refere à produção de leite no país e, por isso, faz sentido a gente se organizar para que essa cadeia, cooperados e cooperativas estejam cada dia mais fortes", disse.
"Quando nos unimos, conseguimos ter uma visão mais ampla das coisas. E todos estão de parabéns por terem dado esse passo que é muito importante, tanto na profissão de cada um, e quanto para o segmento cooperativista", frisou o vice-presidente, Luiz Gonzaga Viana Lage.
Durante a reunião, foram discutidos os tópicos mais relevantes do estatuto, aprovado por unanimidade, bem como escolhidos os conselheiros e diretoria da Federação. Todo o processo de constituição da entidade contou com o apoio e respaldo da equipe do Sistema Ocemg com participação das Gerências Jurídica e de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas. 

A composição dos conselhos da Fecoagro Leite Minas ficou a seguinte maneira:
Conselho Administrativo
- Presidente: Vasco Praça Filho (Coopervap)
- Vice-presidente: Renato Nunes dos Santos (Coopa - Patrocínio)
- Titular: Cenyldes Moura Vieira (Calu)
- Titular:  João Bosco Ferreira (Cemil)
- Titular: Eustáquio Márcio de Oliveira (Cooperabaeté)
- Titular: Marcelo Candiotto Moreira de Carvalho (Coopersete)
- Titular: José Marcos de Castro (Coopersam)
- Suplente: James Stewart Villela (Cooperalém)
- Suplente:  Vulmar José Procópio (Coopa - Conceição do Mato Dentro)

Conselho Fiscal
- Titular: Túlio Cota de Freitas (Coopral)
- Titular: Milton Bueno Lobato (Comadi)
-Titular: Antônio José dos Santos (Cooperjac)
- Suplente: Leonardo dos Reis Medeiros (Casmil)
- Suplente: Alceu Gomes do Amaral (Cooproleite)
- Suplente: José Francelino Dias (Coopatos)



Fonte: OCEMG (link)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direito de Danos: STJ - Terceira Turma mantém indenizações a criança vítima de erro médico

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão judicial que reconheceu a responsabilidade objetiva de hospital em episódio que resultou na amputação parcial da perna de uma criança, portadora de Síndrome de Down, que havia sido internada para cirurgia cardíaca. Com a decisão, o hospital deve pagar pensão vitalícia e indenizar o paciente por danos morais e estéticos. Em 2007, com apenas um ano e cinco meses, o paciente foi submetido a cirurgia por causa de sopro no coração. Durante a recuperação, apresentou uma lesão na perna, mas ainda assim teve alta. No mesmo dia, após algumas complicações, a mãe levou a criança a outro hospital, onde foi constatada infecção generalizada e risco de morte. O paciente foi, então, imediatamente transferido de volta para o hospital onde a cirurgia fora realizada. O menor permaneceu hospitalizado por mais 25 dias e foi submetido a mais duas cirurgias, uma no abdome e outra na perna esquerda, que apresentava sinais

Com juros altos e restrição de bancos, cooperativas de crédito avançam

Fonte: O Globo ( link ) Volume de recursos emprestados triplica em 5 anos; há mais mil instituições no país POR  JOÃO SORIMA NETO 22/08/2016 4:30 / atualizado 22/08/2016 16:00 Golpe de sorte. Depois de peregrinar por bancos, Rômulo Errico conseguiu empréstimo em cooperativa para reformar prédio e transformá-lo em centro de cultura oriental  - O Globo / Edilson Dantas SÃO PAULO - Para reformar um imóvel e instalar seu novo empreendimento — um centro de cultura oriental, em São Paulo, dedicado ao ensino de arte marciais e idiomas, além de tratamento de acupuntura —, o empresario Rômulo Errico, de 35 anos, precisava de R$ 300 mil. Ao longo do ano passado, ele peregrinou por vários bancos e esbarrou em muita burocracia e obstáculos, por se tratar de uma empresa nova. Com as portas fechadas nos bancos, passou a procurar uma cooperativa de crédito. Pesquisou e conversou com amigos até encontrar uma instituição instalada na Avenida Paulista. Lá, apresentou seu plano d

Notícia do STJ: Edição 39 de Jurisprudência em Teses aborda direitos do consumidor

A 39ª edição de Jurisprudência em Teses está disponível para consulta no site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o tema Consumidor I . Com base em precedentes dos colegiados do tribunal, a Secretaria de Jurisprudência destacou duas entre as diversas teses sobre o assunto. Uma das teses identificadas diz que se considera consumidor por equiparação o terceiro estranho à relação consumerista que sofre prejuízos decorrentes do produto ou do serviço vinculado àquela relação, bem como as pessoas, determináveis ou não, expostas às práticas previstas nos artigos 30 a 54 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O entendimento foi adotado com base em diversos precedentes, entre eles o REsp 1.324.125 , julgado pela Terceira Turma em junho deste ano. Outra tese afirma que a devolução em dobro dos valores pagos pelo consumidor, prevista no artigo 42, parágrafo único, do CDC, pressupõe tanto a existência de pagamento indevido quanto a má-fé do credor . Um dos casos tomados como r