Pular para o conteúdo principal

Cooperativas de MG se destacam em ranking da Revista Exame


A força do cooperativismo mineiro está bem representada no anuário "Melhores e Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil", publicado pela Revista Exame. A edição 2017 da tradicional publicação, uma das referências no jornalismo econômico brasileiro, foi lançada neste mês de agosto, reunindo os destaques de vários segmentos do mercado brasileiro a partir de seus balanços em 2016.
As principais empresas brasileiras foram classificadas conforme critérios de excelência empresarial, desenvolvidos pelo ranking Melhores&Maiores. O levantamento foi realizado com base em dados de 3.000 empresas, além dos maiores grupos privados do país e considerou os resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, entre outros aspectos.
No principal ranking da publicação, das 1.000 maiores empresas na categoria ?Vendas?, aparecem sete cooperativas mineiras: Cooxupé (152ª), Unimed-BH (157ª), CCPR/MG - Itambé (403ª), Minasul (663ª), Cocatrel (724ª), Capebe (907ª) e Expocaccer (939ª).
As cooperativas agropecuárias mineiras estiveram bem representadas na categoria "400 maiores - Agronegócio", com oito citações. Foram ranqueadas Cooxupé, em 35º lugar, CCPR/MG - Itambé (92º), Minasul (184º), Cocatrel, (200º), Capebe (263º), Expocaccer (275º), Cooprata (345º) e Coopa (378º). Cooxupé (2º), Cocatrel (9º) e Minasul (10º) ainda figuram entre as 10 maiores no setor Cafeeiro e a Cooprata aparece no ranking das 10 maiores na categoria Leite e Derivados, ocupando a 8º posição.
Três cooperativas entraram na relação das 50 maiores do agronegócio no quesito crescimento, com bons desempenhos em 2016. Foram elas Minasul (4ª posição), Cooprata (27ª) e Capebe (34ª).
A Cooxupé também ocupa lugar de destaque em outras seis categorias: "50 maiores - Comércio - Por Vendas", em 38º lugar; "200 maiores grupos privados", em 115º lugar; "200 maiores grupos não financeiros da América Latina - por receita líquida", em 186º lugar; "50 maiores - agronegócio - lucro", na 33ª posição; "50 maiores - agronegócio - Região Sudeste", em 25º lugar; ?50 maiores - agronegócio - ativo total?, na 41ª colocação e ?50 maiores exportadoras?, na 29ª colocação.
A Unimed-BH entrou no ranking das 50 maiores em serviços, na 49ª colocação. A cooperativa também obteve destaque entre as melhores do setor, na 3ª posição, e nas categorias liderança de mercado, em 7ª lugar, rentabilidade, em 4º, e riqueza por empregado, em 6º.
Criado há 43 anos pela Editora Abril, o anuário da Revista Exame tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento está fundamentado no balanço do exercício 2016 e em base de dados oficiais. 



Fonte: OCEMG (link)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direito de Danos: STJ - Terceira Turma mantém indenizações a criança vítima de erro médico

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão judicial que reconheceu a responsabilidade objetiva de hospital em episódio que resultou na amputação parcial da perna de uma criança, portadora de Síndrome de Down, que havia sido internada para cirurgia cardíaca. Com a decisão, o hospital deve pagar pensão vitalícia e indenizar o paciente por danos morais e estéticos. Em 2007, com apenas um ano e cinco meses, o paciente foi submetido a cirurgia por causa de sopro no coração. Durante a recuperação, apresentou uma lesão na perna, mas ainda assim teve alta. No mesmo dia, após algumas complicações, a mãe levou a criança a outro hospital, onde foi constatada infecção generalizada e risco de morte. O paciente foi, então, imediatamente transferido de volta para o hospital onde a cirurgia fora realizada. O menor permaneceu hospitalizado por mais 25 dias e foi submetido a mais duas cirurgias, uma no abdome e outra na perna esquerda, que apresentava sinais

Com juros altos e restrição de bancos, cooperativas de crédito avançam

Fonte: O Globo ( link ) Volume de recursos emprestados triplica em 5 anos; há mais mil instituições no país POR  JOÃO SORIMA NETO 22/08/2016 4:30 / atualizado 22/08/2016 16:00 Golpe de sorte. Depois de peregrinar por bancos, Rômulo Errico conseguiu empréstimo em cooperativa para reformar prédio e transformá-lo em centro de cultura oriental  - O Globo / Edilson Dantas SÃO PAULO - Para reformar um imóvel e instalar seu novo empreendimento — um centro de cultura oriental, em São Paulo, dedicado ao ensino de arte marciais e idiomas, além de tratamento de acupuntura —, o empresario Rômulo Errico, de 35 anos, precisava de R$ 300 mil. Ao longo do ano passado, ele peregrinou por vários bancos e esbarrou em muita burocracia e obstáculos, por se tratar de uma empresa nova. Com as portas fechadas nos bancos, passou a procurar uma cooperativa de crédito. Pesquisou e conversou com amigos até encontrar uma instituição instalada na Avenida Paulista. Lá, apresentou seu plano d

Notícia do STJ: Edição 39 de Jurisprudência em Teses aborda direitos do consumidor

A 39ª edição de Jurisprudência em Teses está disponível para consulta no site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o tema Consumidor I . Com base em precedentes dos colegiados do tribunal, a Secretaria de Jurisprudência destacou duas entre as diversas teses sobre o assunto. Uma das teses identificadas diz que se considera consumidor por equiparação o terceiro estranho à relação consumerista que sofre prejuízos decorrentes do produto ou do serviço vinculado àquela relação, bem como as pessoas, determináveis ou não, expostas às práticas previstas nos artigos 30 a 54 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O entendimento foi adotado com base em diversos precedentes, entre eles o REsp 1.324.125 , julgado pela Terceira Turma em junho deste ano. Outra tese afirma que a devolução em dobro dos valores pagos pelo consumidor, prevista no artigo 42, parágrafo único, do CDC, pressupõe tanto a existência de pagamento indevido quanto a má-fé do credor . Um dos casos tomados como r